O Sindicato

Sobre a história da fundação

Cansados de sofrer a exploração do trabalho, com baixos salários e extensas jornadas, um grupo de 19 comerciários foram à luta e criaram em 24/07/1984, a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de São Sebastião do Caí, Bom Princípio e Feliz.

O ato contou com a presença do senhor Jose Carlos Perret Schulte, presidente da Federação dos Empregados no Comércio no Estado do RS, além de outras lideranças e da participação de muitos comerciários caienses.

A associação teve sua primeira direção executiva formada pela presidente - Márcia Andréa Moehlecke; secretário – Sergei Marcelo Diesel Steffen; tesoureiro - Leonel Jorge Oliveira, além de outros comerciários participantes.

Os três primeiros sócios da entidade foram: 1º - João Pedro Henz; 2º- Enio Augusto Junges; 3º- Leonel Jorge Oliveira. Naquela época não vigorava a garantia de liberdade e autonomia sindical e a criação das entidades sindicais dependiam da aprovação do Ministério do Trabalho.

Somente, então em 01 de maio de 1987 é que a associação passou a ser reconhecida como sindicato, através de CARTA SINDICAL, assinada pelo Ministro do Trabalho, Senhor Almir Pazzianotto Pinto

Sobre os (as) Presidentes do Sindicato

A partir daí, o sindicato contou com o trabalho de várias diretorias, teve alterações estatutárias, e foi sempre se adaptando aos novos tempos. Para o sucesso desta caminhada até os dias de hoje, foi imprescindível o trabalho e a colaboração de muitos comerciários, principalmente o dos(as) presidentes da entidade: Leonel Jorge Oliveira; Zoe Dinorá dos Santos; Pedro Diomar Pacheco Flores e Márcia Wissmann Hanauer.

No dia 11 de junho de 2010, o sindicato alcançou uma de suas grandes conquistas, que foi a inauguração da sede própria, em São Sebastião do Caí, sito à Rua Pinheiro Machado, nº 533, bem no centro da cidade.

Atualmente, a entidade denomina-se Sindicato dos Empregados no Comércio de São Sebastião do Caí e Região, inscrita no CNPJ sob nº 90.874.652/0001-48 e no Ministério do Trabalho e Emprego, com o código de entidade sindical nº 000.005.17987592-3.

Sobre a história de luta

A história do Sindicato dos Comerciários é uma história bonita e de luta, na defesa dos empregados no comércio da cidade e da região do Vale do Caí. A entidade nasceu para que os comerciários e seus familiares fossem respeitados nos seus direitos, e não fossem mais submetidos a longas jornadas de trabalhos, ganhando apenas salário mínimo, como antes de sua fundação.

Um capítulo marcante desta luta foi a conquista do sábado inglês, através da Lei Municipal 1.210/1987, que garantia o descanso dos comerciários aos sábados à tarde, com a exceção do segundo sábado do mês, chamado na época, de “o sábado gordo” e das tardes de sábado que antecediam cinco datas comemorativas durante o ano.

Atualmente, muitos dos direitos sociais conquistas pelo sindicato diz respeito à vantagens que são extensivas à família do comerciário e da comerciária. Exemplos emblemáticos são a conquista do auxílio estudante e os convênios assistenciais e as parcerias firmadas pelo sindicato.

Uma história escrita pelo trabalho de várias pessoas entre dirigentes, associados e demais membros da categoria profissional. São mais de duas décadas de luta, trabalho e dedicação, por parte de várias pessoas, que ao longo de suas vidas destinaram parte do seu tempo para este desafio.

Somos o resultado da participação de todos, que de formas diferenciadas, mas conscientes, contribuem para as expressivas conquistas e vitórias alcançadas, que se traduz em mais qualidade de vida, esperança e cidadania para os comerciários e seus familiares.

De forma organizada sindicalmente, a classe comerciária escreve a sua história e contribui coletivamente para os bons índices de desenvolvimento sócio-econômico que temos em nossa região.

Sobre a base territorial

A representação dos comerciários dá-se na base territorial dos municípios de São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Feliz, Alto Feliz, Linha Nova, São Vendelino, Vale Real, São Jose do Hortêncio, Tupandí e Capela de Santana.

O atendimento da entidade é prestado na sua sede social, em São Sebastião do Caí, no horário das 8 h às 12:00 hs

Palavra do Presidente

Sou Márcia Wissmann, comerciária, e neste momento, divido com tantas outras mulheres, a responsabilidade de ser dirigente. Sou presidente de uma entidade que tem a representação de uma categoria profissional, os empregados no comércio. Compreendo que a classe comerciária, organizada sindicalmente, está mais protegida nos seus direitos e mais consciente de suas obrigações. Nos dias de hoje, das pessoas que trabalham no comércio, cerca de 70% são mulheres.

Isto aumenta o desafio para todos e todas, pois além de cumprirem com o trabalho nas lojas, mercados e outros locais, homens e mulheres não podem descuidar da família e no caso delas, fazem ainda, a maior parte do trabalho doméstico em suas casas. Por isso, o século XXI é sem dúvida, o século da emancipação da mulher. Com a constante luta pela emancipação da mulher e pela igualdade de direitos entre todos, poderemos avançar melhorando as relações sociais, tornando-as mais justas e fraternas.

No Sindicato dos Comerciários de São Sebastião do Caí, o trabalho não para. Juntos, presidente, diretoria e conselho fiscal, reúnem periodicamente para avaliar e tomar decisões. Chamamos Assembléias Gerais, reuniões de direção, reuniões do conselho fiscal, reuniões na Federação dos Comerciários e na Regional da Federação. Reuniões com Sindicatos patronais para garantir, através de Convenção Coletiva, melhorias no salário e nas condições de trabalho dos comerciários.

Neste ano de 2012, nos dedicamos também a promover a qualificação profissional da mão de obra dos empregados. Nos meses de maio e junho, realizamos na sede do sindicato, o Curso de Atendente de Farmácia e Noções de Manipulação de Medicamentos, administrado pela Conceitus Centro de Treinamentos e Capacitação Profissional. Cerca de 15 alunos concluíram o curso que demandou cerca de 50,6 horas de treinamento para trabalhar na área em que foram titulados.

Posteriormente, o sindicato firmou parceria com o SENAC para a qualificação da mão de obra. Em julho foi realizada palestra aos comerciários sobre “Qual é o seu projeto de vida?”. A palestra versou sobre a educação, o trabalho e a felicidade das pessoas. Já no mês de agosto, foi realizado na sede do sindicato, também em parceria com o SENAC, o Curso de ATENDIMENTO AO CLIENTE, com duração de 21 horas.

A direção da entidade estuda agora a ampliação de espaço físico para melhor atender a família comerciária, oferecendo outras oportunidades de participação. O Sindicato é a casa da família comerciária, por isso a importância dos empregados no comércio contribuírem financeiramente para a sua sustentação e participarem das atividades da entidade. Seja você mais um dos sócios do sindicato. Associe-se e conte com o sindicato na hora em que precisar. Márcia Wissmann- Presidente

51 3635.1926

sindcomerciarioscai@yahoo.com.br